TEMA: HISTÓRIA EM QUADRINHOS
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola de Educação Básica Julia Baleoli Zaniolo– Canoinhas – SC
Tema: História em Quadrinhos – Trabalhando com as TICS
Período: 1° Bimestre Ano: 2012
Público Alvo: 25 alunos do 4º ano Vespertino do Ensino Fundamental
Professora: Evelin Heiden Fuck
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Por que as histórias em quadrinhos podem despertar mais curiosidades e interesse nos alunos?
3. JUSTIFICATIVA
A utilização de desenhos animados como complementação ao material didático é muito interessante, visto que uma história com personagens animados e roteiros em torno de um tema central pode chamar a atenção e fixar o conhecimento mais adequadamente. Um filme e um programa multimídia têm um forte apelo emocional e, por isso, motivam a aprendizagem dos conteúdos apresentados. Além disso, a quebra do ritmo provocada pela apresentação de um audiovisual é saudável, pois altera a rotina da sala de aula, tornando a aula mais atrativa aos olhares curiosos de nossos alunos.
4. OBJETIVO GERAL
Apresentar para o educando a ferramenta HagáQuê utilizada para criar histórias em quadrinhos, que associa linguagem verbal e visual envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito, visando melhorar o aprendizado do aluno, bem como a leitura e interpretação de textos.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os elementos que caracterizam a linguagem das histórias em quadrinhos (balões, onomatopéias, interjeições, legendas);
- Entender o sentido de uma palavra ou expressão;
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Estabelecer relações de continuidade temática entre quadrinhos;
- Interpretar textos que conjugam duas linguagens – a verbal e a não verbal;
- Aproximar as crianças e as tecnologias disponíveis para facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver a arte, a leitura e a escrita.
5. CONTEÚDO
- Leitura;
- Produção de texto;
- Ortografia;
- Uso das alternativas e recursos.
6. METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS DE ENSINO
1ª aula: em sala de aula houve a apresentação do tema a ser trabalhado e exposição de como vai ser organizado o trabalho. Em seguida cada aluno recebe um trecho da história em quadrinhos que pode ser de um gibi ou de um jornal, para ler, também recebem uma história de Monteiro Lobato que foi interpretada no Sítio do Pica Pau Amarelo em Reinações de Narizinho e A Reforma da Natureza, após a leitura houve um tempo para a socialização dos textos.
2ª aula: na sala de vídeo foi passado um DVD sobre algumas aventuras vividas pelos personagens do Sítio em Viagem ao Céu e o Saci, com o intuito de mostrar as histórias relatadas nos livros trabalhados na aula anterior para que posteriormente os alunos tenham idéias suficiente para construir seus HQs, bem como apresentar os personagens que apesar dos anos alguns alunos ainda não conheciam.
3ª aula: na sala informatizada com o auxílio do data show foi apresentado o software HagáQuê, quais eram os recursos disponíveis e como utilizá-los.
4ª aula: na sala informatizada os alunos começam a desenvolver suas histórias em inspirados nos textos que leram e no DVD que assistiram, o data show permaneceu na sala e quando surgissem dúvidas a aula era interrompida, o conteúdo revisado e a explicação mostrada em slides através do aparelho.
5ª aula: na sala informatizada os alunos continuaram a desenvolver suas histórias baseadas nos conhecimentos já adquiridos.
7. DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Cinco aulas de quarenta e cinco minutos.
8. RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Gibis, jornais, revistas, data show, xérox e recortes de histórias de Monteiro Lobato, aparelho DVD, televisão, computadores, software, HagáQuê para criação de história em quadrinhos.
9.REFERENCIAS
HagáQuê. Disponível em:
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: SP: Editora Globo (2009).
LOBATO, Monteiro. A Reforma da Natureza. São Paulo: SP: Editora Brasiliense S.A.(1995).
Nenhum comentário:
Postar um comentário