Na década de 80, com a chegada da tecnologia na escola, a sociedade vinha criando barreiras com medo da grande mudança que seria; a ideia central é que os professores com a chegada das máquinas seriam substituídos por elas, e que não se teria mais controle em relação aos alunos.
Foi na Revolução Industrial que aconteceram as “revolucionárias mudanças”, as quais geraram crises, incertezas, aflições, possibilidades.
Porém o que realmente se destacava era a expansão da nossa capacidade de comunicação, com a Máquina a vapor e criação da imprensa.
Atualmente a tecnologia está sendo vista com outros olhos, a partir do momento que a sociedade passou a empregar o recurso na busca de seu próprio benefício, seu desenvolvimento dependente, abrindo portas para o mercado de trabalho que vem se transformando continuamente, enfim: ação sobre o mundo a sua volta.
O que a sociedade precisa é de profissionais qualificados, criativos, responsáveis e críticos, para levar as escolas o uso da tecnologia como recurso indispensável de aprendizagem, contribuindo para a construção de uma educação de qualidade; formando cidadãos críticos, capazes de serem autores e co-autores do seu conhecimento.
Visando que este trabalho se dará através da capacitação dos professores o que evita a exclusão digital dos educandos.
Percebe-se assim que, a escola, a tecnologia e a sociedade estão interligadas, uma precisa da outra, e que o uso da tecnologia na educação vai muito além do uso técnico, é uma questão de uma nova evolução: “a evolução no desenvolvimento do aluno”.
Parabéns pelo excelente texto. Vou copiar! hahahahah...
ResponderExcluirObrigada amiga pode copiar e colar! kkkk bj
ResponderExcluirÉ isso aí, educação, tecnologia e sociedade interligados mesmo!!
ResponderExcluirA tecnologia é um recurso que não podemos excluir da educação,precisamos sim saber utilizá-la de maneira que os alunos sejam capazes de bem utilizá-las em sua vida profissional.
ResponderExcluirÓtimo Evelin! Seu texto ficou muito bom mesmo! Parabéns também para as colegas que interagiram no seu blog...
ResponderExcluirObrigada Professora!
Excluir